terça-feira, 14 de setembro de 2010

Os Orixás


De acordo com o sistema de crenças Yorubá, os Orixás são melhor entendidos ao se observar o tipo de fe-nômeno natural a eles relacionado. Por exemplo, se alguém quiser aprender mais sobre Yemanjá, é im-portante a observação do mar e de rios. Cada Orixá possui marcas e cores específicas assim como comidas favoritas e outras coisas que gostam de receber como oferendas. Esta prática de oferendas traria uma ajuda do Orixá em questão, pois seu adorador lhe estaria satisfazendo aos desejos específicos. Eis alguns dos Orixás e suas características:
-Elegba ( ou Elegguá) É considerado o chefe das estradas e ruas do mundo
-Ogún Considerado o deus do ferro, da guerra e do trabalho
-Oshosi
Orixá caçador e guerreiro. Também chamado de intérprete de Obatalá
-Obatalá
Chamado de o pai dos Orixás e da humanidade. O dono das cabeças e da mente. Dizem que embora tenha sido Olurun quem criou o universo, Obatalá seria o criador do mundo e da humanidade.
-Oyá
Controlador dos ventos e das portas dos cemitérios. É relacionada ao número 9, o que invoca seu título de Yansa (Mãe de Nove). Controla os Eguns ou espíritos dos mortos.
-Oxum
Dominadora das águas doces, rios e riachos do mundo. É o Orixá mais solicitado para ajuda financeira. É considerada a mais nova dentre os Orixás e possui o título de rainha. Dizem que este (esta) Orixá uma vez salvou o mundo, tendo se transformado em um Urubu e voado para o céu.
-Yemanjá
Vive e domina sobre mares e lagos. É chamada de a mãe de todos. Seu nome é uma versão abreviada de Yeyé Omo Ejá ( Mãe cujos filhos são os peixes) querendo supostamente dar a entender que seus filhos são incontáveis.
-Xangô
Dominador do fogo, dos raios, dos tambores e das danças. É relacionado à virilidade. É dito que é casado com Obba, mas que mantém relações com Oyá e Oshún. É um Orixá que aprecia os prazeres do mundo: música, dança, mulheres e comida.
-Orunmilá
É dito que foi o único Orixá que teve permissão para assistir a criação do universo por Olorun. É o Orixá da sabedoria e da adivinhação. Pela Mesa de Ifa, seus sacerdotes, os Babalawos, descobrem os segredos do universo e os segredos dos humanos.
Santeria, Lukumi ou Macumba
Fazem parte do mesmo sistema ritualístico da adoração dos Orixás ou Religião Ifa. A Santeria ou Macumba, originária dos Yorubá africanos, desenvolveu-se principalmente em Cuba, tendo a partir de lá se espalhado por diversas regiões do continente americano
.
Umbanda, Quimbanda, Xangô, Palo Mayombe
Assim como a Macumba, a Umbanda apresenta o mesmo grau de similaridade com a chamada religião Ifa ou Yorubá. É igualmente originária de países da África sub-Sahariana, principalmente do Congo, Zaire e Angola. Sua prática teria se iniciado através de um povo daquela região conhecido como povo Bantu.

Resumo: Embora freqüentemente negado por parte de seus praticantes e adeptos, a Religião de Ifa, Olorun, Orixás, Umbanda, Quimbanda e Macumba constituem o mesmo sistema ritualístico indígena africano cuja principal atividade é a invocação, adoração e submissão a espíritos que se apresentam quer seja como Orixás, espíritos de mortos (Eguns), pais, mães, etc.
A grande maioria dos adeptos destas práticas não só ignora suas origens e princípios, como o que é pior, ignora a real identidade e objetivo desses espíritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário